“A bruxa sempre foi resistência, saber e poder. E agora ela vai brilhar na avenida.”
A Colorado do Brás anuncia, com entusiasmo e orgulho, que Tânia Gori, conhecida como a Bruxa mais famosa do Brasil, será madrinha do enredo e conselheira da escola para o Carnaval de 2026, quando a vermelho e branco será a segunda escola a desfilar na sexta-feira, 13 de fevereiro, com o impactante enredo “A Bruxa está solta! Senhoras do saber renascem na Colorado”, assinado pelo carnavalesco David Eslavick.
Criadora da filosofia da bruxaria natural, que enxerga a Bruxa como um arquétipo ancestral, político e feminino, muito além dos estereótipos, Tânia traz à Colorado sua vivência, conhecimento e espiritualidade como guia para a construção de um desfile potente e transformador. Para ela, “ser Bruxa é ser livre para pensar, curar, questionar e existir com autonomia, algo que, historicamente, sempre incomodou o poder”.
A escolha de Tânia como madrinha não é apenas simbólica. É um gesto ritualístico de reaproximação com saberes ancestrais, explica o presidente Antônio Carlos Borges (Ka):
“Nosso enredo busca resgatar a força da mulher silenciada ao longo da história. E ninguém representa melhor essa força do que Tânia, que há décadas luta pela valorização da bruxaria como saber, não como condenação. Sua presença engrandece nossa proposta.”
Tânia é também idealizadora da Convenção de Bruxas de Paranapiacaba, que em 2025 reuniu mais de 100 mil pessoas. A bruxaria, em suas mãos, tornou-se ponte entre o sagrado e o social, entre o feminino ancestral e a contemporaneidade.
“A presença da Tânia nos conecta diretamente à raiz do nosso enredo: o arquétipo da bruxa como símbolo de liberdade, cura, poder e resistência. Ela será conselheira espiritual e narrativa desse processo. A avenida vai se transformar num grande ritual de libertação”, afirma o carnavalesco David Eslavick.
O diretor de Carnaval, Jairo Roizen, completa:
“Trazer Tânia para o nosso lado é garantir que o enredo seja vivido antes de ser desfilado. É dar voz às mulheres que queimaram e às que resistem até hoje. A Tânia é a voz que faltava para ecoar tudo isso com verdade.”
Nas redes sociais, Tânia Gori, celebrou a parceria com a Colorado com entusiasmo e emoção:
“Com muita honra, recebi o convite para ser madrinha do enredo e conselheira da escola, trazendo minha experiência e amor pela bruxaria para iluminar cada detalhe desse enredo tão ancestral e transformador. Que venha a avenida, o samba, o tambor e muita luz!!!”
Sobre o enredo “A BRUXA ESTÁ SOLTA”:
Com profunda conexão simbólica, poética e feminista, o enredo da Colorado do Brás para 2026 rompe com a visão folclórica e estereotipada da Bruxa para resgatar sua imagem ancestral. Um desfile que transformará julgamento em exaltação, e apagamento em voz.
É tempo de desfilar saberes, cicatrizes e encantamentos. É tempo de celebrar as que ousaram ser.