Ícone do site PeoplePop

Startup brasileira ganha mercado europeu de bicicletas urbanas

“Alguns pensavam que éramos uma marca europeia”, comenta sócio da RIVA Cycles

Países da Europa, como Alemanha, Dinamarca, Suécia, Suíça, entre outros, abraçaram uma startup brasileira que produz, vende e exporta bicicletas urbanas. A RIVA Cycles, que inicialmente tinha planos de negócios exclusivamente no Brasil, foi surpreendida por uma demanda vinda de fora do país. Em 2020, a empresa começou exportando um lote de teste com apenas 24 bikes para um distribuidor europeu. Em apenas uma semana os modelos já estavam esgotados.

Foi então que as portas do varejo internacional se abriram de vez. “Recebemos um email com o pedido de um container e, na sequência, pediram outros dois. E assim fomos expandindo”, comenta Juliano Dantas, sócio da RIVA ao lado do empresário Diogenes Toledo. Hoje, a RIVA já exporta cerca de 3.000 bikes anualmente. A expectativa é que em 2023 esse número seja ainda maior.

A startup começou a ser vista internacionalmente por meio da procura orgânica nas redes sociais. “Começamos a observar o engajamento no Instagram e no atendimento por chat em nosso site um interesse de clientes europeus em comprar nossas bikes, perguntando se entregávamos em seus países. Alguns deles até achavam que éramos uma marca Européia. Isso chamou a nossa atenção para aquele mercado, mais maduro no uso de bikes urbanas.”, diz o empresário Juliano Dantas.

Mesmo diante de uma infinidade de marcas internacionais já consolidadas no segmento e que tomam conta do mercado europeu, a RIVA se destacou por suas inovações, design arrojado e qualidade dos componentes e materiais utilizados na fabricação das bicicletas.

“Nosso produto tem um design autêntico e minimalista, com cores desenvolvidas pela própria marca, por exemplo. Criamos e desenvolvemos desde bikes associando o clássico e moderno, como a Cypress, até bikes com apelo muito funcional, como a Pronta, que é equipada com uma correia de carbono e nylon no lugar da tradicional corrente de metal e pneu airless (sem necessidade de calibração e à prova de furos), ou a Exige, mais esportiva com geometria mais agressiva e garfo de carbono”, completa Juliano Dantas. As bikes possuem uma média de preços que varia de R$4,3 mil a R$5,9 mil no Brasil.

Genuinamente brasileira, a RIVA começou seu negócio de forma 100% digital e se mantém assim até hoje. Além de priorizar produtos com materiais e componentes de excelente qualidade, a marca também busca oferecer soluções sustentáveis, usando inovações como o desenvolvimento de selins revestidos com fibra de folha de abacaxi, como alternativa ao couro ou revestimentos com polímeros (plásticos).

RIVA Cycles

A Riva Cycles é uma empresa de bicicletas urbanas que une tecnologia, design e arte para criar produtos exclusivos em mobilidade urbana.

O objetivo da marca é fazer da “mobilidade leve” a primeira escolha para as pessoas se deslocarem dentro de sua faixa de alcance, atendendo as necessidades dos clientes com inovação em produtos, qualidade, suporte e comunicação direta e fácil com todos os que já pedalam ou estão se preparando para pedalar uma Riva.

Sair da versão mobile