Ícone do site PeoplePop

Saiba quem é Day Sena, a maquiadora nordestina que cuidou da beleza da primeira-dama Janja Lula, para a coroação do Rei Charles III na Inglaterra

Dayane Sena, ou apenas Day Sena, como ficou mais conhecida, é uma nordestina de 37 anos que desde os 18 mora fora do Brasil em busca de mais oportunidades. Quando saiu do país pela primeira vez, foi morar no Japão, depois mudou-se para a Itália e finalmente, para a Inglaterra. Ao longo dessa jornada, Day Sena passou por inúmeras situações de recomeço, mas a principal conduziu-a para a vida atual: uma história de resiliência, coragem e sucesso. De aspirante de maquiadora a maquiadora da primeira-dama do Brasil. Day Sena reescreveu sua história e marcou seu nome em Londres, onde é reconhecida pelo trabalho que realiza na exigente elite inglesa.

O nome de Day ganhou as manchetes de jornais e sites do Brasil por ser a brasileira responsável pelas maquiagens e cabelo da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, para participar do jantar no Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak e da coroação do Rei Charles III e da Rainha Camila.

Nas duas ocasiões, a primeira-dama usou roupas de estilistas brasileiras e priorizou cores fortes e vivas, no primeiro dia o laranja e na coroação, o vermelho. No jantar, Janja usou o look na cor laranja e optou por uma maquiagem mais clean. Day Sena conta que a primeira-dama não gosta de delineado nos olhos e preferiu usar pouco cílios postiços, apenas nos cantos dos olhos para manter a naturalidade. Para dar leveza à composição, a maquiadora usou um batom nude com fundo rosado e contorno suave. Day também foi responsável pelo cabelo de Janja, que usou um rabo de cavalo mais elaborado, com a frente bem fixada e franja presa na lateral para dar um toque sofisticado e elegante.

Para a coroação, a primeira-dama manteve a maquiagem clean, que valorizou seus traços e escolheu um coque baixo simples e novamente elegante. Janja esteve entre as mulheres mais elegantes, com os looks repercutindo na internet e sua beleza chamou a atenção de diversos veículos de comunicação do Brasil.

Segundo Day, a primeira-dama foi muito atenciosa e demonstrou bastante discrição. “A estilista auxiliou na escolha dos penteados e no final do trabalho, Janja fez uma chamada de vídeo para que ela pudesse ver o resultado. A primeira-dama fez questão de me apresentar para ela e dizer que gostou muito. Eu achei aquele momento incrível, porque era a primeira-dama do meu país dizendo que tinha gostado do meu trabalho, foi mágico”, conta Dayane Sena.
De acordo com Day, ela foi procurada depois de ter feito uma maquiagem em uma diplomata baiana que mora na Inglaterra.

A diplomata publicou uma foto e marcou o perfil de Day Sena. Através da publicação, o Itamaraty chegou até Day e a escolheu para a missão. “Quando entraram em contato comigo, me passaram todos os dados de quando e onde seria feito a maquiagem e o cabelo, mas não disseram o nome da cliente. Então, perguntei o nome para que eu pudesse procurá-la quando chegasse ao hotel. Quando a assessora me falou que se tratava da primeira-dama e pediu sigilo, eu fiquei em choque. Manter aquele sigilo foi uma grande missão, porque é algo que a gente deseja contar para o mundo, mas eu não falei a ninguém e deu tudo certo”, explica.

Day conta que quando chegou ao quarto do hotel, levou um susto, porque foi recepcionada pela própria Janja e que a primeira-dama foi extremamente gentil. “Foi ela mesma quem abriu a porta do quarto e se apresentou. Eu perguntei como ela preferia que fosse tratada, ela disse que poderia ser chamada por Janja mesmo, sem formalidades. Naquele momento eu percebi a mulher incrivelmente simples que estava na minha frente”, conta a maquiadora.

No segundo dia, a felicidade de Day só aumentou. Segundo ela, o presidente Lula passou pelo quarto e elogiou seu trabalho, disse que ela estava deixando sua esposa ainda mais bonita e brincou perguntando se havia algo que poderia ser feito nele. Para a maquiadora, a experiência de maquiar a primeira-dama, receber elogios dela e do presidente foi uma experiência única, algo que coroa sua carreira e trajetória.
“Eu sinto muito orgulho de mim, da competência do meu trabalho, por poder maquiar a primeira-dama do Brasil, um país com milhões de habitantes, o meu país, em uma data histórica, que é a data da coroação do Rei Charles III. Então isso me faz entender que realmente quem quer, consegue. Embora todas as dificuldades que passei no início da minha vida, valeu a pena tudo o que eu passei, tudo o que eu sofri, e eu quero com essa história inspirar muitas mulheres, muitas pessoas, o mundo: que se você sonhar você pode conquistar. Nada é impossível para quem acredita”, desabafa Day.

A brasileira nasceu em Feira de Santana na Bahia e aos 16 anos ingressou no curso de cabelereira com especialização em escovista. Sua primeira oportunidade em um salão de beleza foi para lavar os cabelos das clientes, mas logo se destacou em outra área. Vaidosa, a baiana ia trabalhar maquiada todos os dias, até que a proprietária do salão ofereceu a ela a oportunidade de trabalhar como maquiadora. Foi então que Day recorreu ao YouTube e assistiu inúmeros vídeos das influenciadoras da época. Camila Coelho foi uma das grandes inspirações de Day.

Aos 18 anos, a profissional se mudou a trabalho para o Japão e aos 20 anos se casou e mudou-se para a Itália. O casamento não deu certo e entre o final de 2010 e começo de 2011, voltou para o Brasil. Day mudou-se para João Pessoa-PB e trabalhou em um salão por três anos, na época, era colega de trabalho da ex-BBB Juliette. Em 2018, Day voltou a Itália à passeio e conheceu um italiano por quem se apaixonou. Corajosa, a baiana vendeu tudo o que tinha, abandonou a família, o trabalho e os amigos e se mudou novamente para a Europa. O conto de fadas durou pouco e diante de um relacionamento abusivo decidiu recomeçar a vida em Londres.

Day passou um ano dormindo na sala da casa de uma amiga até a situação melhorar. Decidiu investir nas maquiagens e escolheu seu público alvo: as mulheres da alta sociedade de Londres. “Eu anotei tudo o que eu queria em um papel, escrevi com riqueza de detalhes. Anotei coisas do tipo: vou viajar de jatinho com minhas clientes ricas”, revela Day.

Em pouco tempo, a maquiadora atendeu a namorada de um jogador de futebol famoso. Algum tempo depois, a segunda, a terceira, uma mulher rica da alta sociedade, uma amiga dela, uma norte-americana, uma modelo, e pronto. Seus planos já haviam se materializado e hoje em dia ela viaja de jatinho com as clientes.

Olhando para o passado de Day, parece que foi fácil. Mas a trajetória aponta para uma mulher que nunca desistiu e que sempre manteve o foco no seu objetivo e que inspira pessoas. Perguntada sobre o momento difícil em sua segunda passagem pela Itália ela diz que aquele episódio traumático da sua vida lhe apontou apara duas opções: aceitar o relacionamento tóxico e viver paralisada ou reagir contra aquela situação. Ela optou por reagir e recomeçar a vida em um país diferente, o mesmo país que lhe ofereceu uma de suas maiores experiências profissionais. “Nem sempre foi assim, no começo eu trabalhei de graça para que meu nome tornasse conhecido. Eu atendia uma cliente que para chegar até ela eu gastava duas horas de ônibus, porque tinha que fazer escolhas. No começo eu mal falava inglês e fui humilhada por isso. Muitos colegas me desprezaram, mas isso não me parou. Eu decidi focar nas clientes inglesas e melhorar o idioma, isso me fez crescer drasticamente. E aqueles colegas que me desprezaram hoje estão apenas olhando meu crescimento”, comenta.

“Não importa se as pessoas acham que você não tem competência, faça o que você faz com amor, que com certeza os frutos voltarão a você. Tudo o que você planta, você vai colher. E eu, graças a Deus estou colhendo os frutos de tudo que plantei na minha vida e tudo o que plantei na minha história em Londres. Então, eu me sinto muito orgulhosa de ter participado deste momento e isso vai me fazer ter ainda mais força, mais ânimo de continuar a minha carreira. Eu posso não estar onde eu quero ainda, mas eu não estou mais onde eu estava. Por isso eu encorajo todas a sonhar, a fazer com amor, porque com certeza elas vão viver tudo aquilo que sonharam, assim como eu estou vivendo”, pontua Day Sena.

O trabalho para a primeira-dama já rendeu frutos para Sena. Ela conta que está recebendo inúmeros convites e que participará do time de profissionais do Festival de Cannes 2023, que começará no próximo dia 16 até o dia 27 de maio na cidade de Cannes, na França.

Sair da versão mobile