“A Migrânea Vestibular é um tipo de enxaqueca que gera muita tontura associada, levando muitas vezes a pessoa a buscar ajuda pra ‘labirintite’, mas sem se dar conta que a dor de cabeça e a vertigem estão correlacionadas. A Migrânea Vestibular tem tratamento”, explica o neurologista Dr. Saulo Nader – apelidado pelos internautas e pacientes como Doutor Tontura.
NADER FALA SOBRE A CEFALEIA DO TIPO TENSIONAL
Estima-se que em torno de 70 % dos brasileiros vão experienciar episódios/crises de dores de cabeça do tipo tensional ao longo da sua vida, sendo muito mais comum que a enxaqueca.
“Essa dor de cabeça normalmente acontece nos dois lados da cabeça, com uma pressão contínua, um peso, um aperto na cabeça. Não costuma ser muito forte, de 0 a 10 uma nota em torno de 6-8, às vezes um pouco mais forte. Ela não tem relação nenhuma com a atividade física, ou seja, se a pessoa tiver com a dor e subir um lance de escadas ou se movimentar, ela não muda, não agudiza. Normalmente não tem vômito nem tontura quando está com ela e a pessoa não tem como qualidade ou com sons altos enquanto está com ela”, enfatiza Doutor Tontura.
Alguns fatores que levam às crises de cefaleia do tipo tensional:
• Sono ruim;
• Descontrole hormonal;
• Estresse;
• Cheiros fortes e irritativos;
• Alimentação irregular;
• Bebidas e drogas;
• Celular.
Segundo Dr. Saulo Nader, essa dor de cabeça é como se fosse um sinal de alarme do cérebro, um alerta para a gente quando esse sinal dispara. Usualmente, quer dizer que algo não está bem, alguma coisa está tirando o nosso corpo de equilíbrio, quer seja físico, quer seja emocional. É uma dor de cabeça que tem uma estreita relação com a qualidade de vida que a gente leva.
Sobre o Doutor Tontura:
Dr. Saulo Nader, que é referência em tontura, vertigem e desequilíbrio aqui no Brasil, é também é coordenador do departamento de vertigem da Academia Brasileira de Neurologia.
Ele foi carinhosamente apelidado pelos internautas e pacientes como Doutor Tontura (@doutortontura).
Vale destacar ainda que o neurologista conta com uma base sólida de 141 mil seguidores, demonstrando seu alcance e influência nesta rede, além dos mais de 1,5 milhões de seguidores no Youtube. Claro, ele oferece insights valiosos diariamente dedicados à sua meta de acabar com a tontura no mundo.