Muitas vezes, o consumidor está com as parcelas do seu veículo atrasadas e busca na internet uma solução milagrosa e se depara com inúmeros anúncios de empresas que prometem a redução das parcelas do seu financiamento bancário, algumas com publicidade agreesiva, em programas de rádio e televisão e com garotos propaganda famosos.
Ao contatar essas empresas, o consumidor receberá inúmeras informações que não correspondem com a realidade, já que a redução das parcelas só é possível com a renegociação do contrato, onde o banco colocará mais juros sobre os valores ou por uma decisão judicial.
Mesmo assim, o consumidor receberá um novo carnê, com o valor da parcela reduzida, mas os pagamentos se destinarão a uma conta de titularidade da empresa, que utilizará esses valores em seu próprio benefício, deixando o consumidor com risco de ter seu veículo apreendido.
Isso porque a empresa focará na quitação do contrato e não redução das parcelas, e a conduta dessas empresas é tão absurda que após o prazo contratual, exigem que o veículo seja transferido para o nome da empresa, tendo o consumidor que pagar mais algumas parcelas, agora para tal empresa, e só após a quitação de todas elas é que o veículo retornará para seu nome.
O consumidor, sem conhecer efetivamente seus direitos, terá inúmeros prejuízo, correndo, ainda, o sério risco de ter seu veículo apreendido.
Infelizmente, não existe solução milagrosa e o consumidor deve sempre contar com um advogado especialista em direito bancário.