Ícone do site PeoplePop

Mito ou verdade: é preciso emagrecer antes de uma lipoescultura?

Dr. Wendell Uguetto, um dos maiores cirurgiões plásticos do Brasil, explica como se preparar para o procedimento estético mais buscado pelos brasileiros

A lipoaspiração é um dos procedimentos estéticos mais realizados no Brasil, mas também um dos que mais geram dúvidas. Será que é necessário emagrecer antes de se submeter à cirurgia? O cirurgião plástico Dr. Wendell Uguetto, membro do corpo clínico do hospital Albert Einstein (SP), esclarece que a lipo não é um método de emagrecimento, mas sim uma técnica para definir contornos corporais. “O paciente que está acima do peso não pode buscar na lipoaspiração uma maneira de emagrecer, mas sim de redefinir o contorno do corpo”, explica.

Dr. Wendell Uguetto (Foto: Divulgação)

Embora a lipoescultura seja uma opção para pessoas com sobrepeso, o médico alerta que o procedimento deve respeitar limites de segurança. “Nós operamos pessoas acima do peso, mas sempre calculando a quantidade de gordura que pode ser retirada com base no peso ideal, e não no peso atual do paciente. Isso garante mais segurança”, afirma. Ele destaca que o Índice de Massa Corporal (IMC) é uma referência importante. “O ideal é que o paciente esteja com IMC abaixo de 30, mas em alguns casos específicos, podemos considerar até 33 ou 34. No entanto, pacientes com obesidade mais acentuada precisam emagrecer antes da cirurgia.”

Além disso, Dr. Wendell explica que, para pessoas com excesso de peso significativo, o emagrecimento é fundamental não só para a segurança do procedimento, mas também para evitar problemas futuros, como flacidez de pele, que pode exigir outras cirurgias, como abdominoplastia ou braquioplastia. “O ideal é que o paciente emagreça de forma natural e saudável, mantendo o peso estável após a cirurgia. De nada adianta fazer uma lipoaspiração e depois recuperar o peso perdido, prejudicando os resultados.”

Outro ponto destacado pelo cirurgião é o aumento da procura por lipoaspirações no fim do ano. “Novembro virou o novo julho. Muitas pessoas procuram a cirurgia neste período para estarem preparadas para as festas de final de ano e ainda terem tempo para se recuperar”, comenta. Segundo ele, o desejo de chegar às comemorações com mais confiança e autoestima tem aquecido a demanda nesta época.

Para aqueles que desejam realizar a lipoescultura, o médico reforça a importância da preparação. “A cirurgia é uma aliada, mas para obter os melhores resultados é essencial planejamento, disciplina e um estilo de vida saudável, tanto antes quanto depois do procedimento.” A mensagem é clara: a lipoaspiração não é uma solução mágica, mas um passo dentro de um processo de transformação consciente.

Sair da versão mobile