PeoplePop

Mindfulness ajuda a reduzir o estresse  e a ansiedade no trabalho

Empresas renomadas como Google e Nike já adotaram programas de mindfulness para promover bem-estar e consequentemente a produtividade dos seus funcionários.
Funcionários que praticam a atenção plena, como mindfulness, tendem a ser mais proativos, criativos e focados. Eles também se relacionam com mais empatia e menos julgamento com seus colegas, contribuindo para um ambiente de trabalho mais amistoso e colaborativo”, explica Chirles de Oliveira, especialista em felicidade e instrutora de mindfulness.

Para ela, que é também CEO da Virada da Felicidade (evento anual que reúne diversos players do segmento de qualidade de vida), essa conscientização sobre como podemos lidar com o conteúdo mental e emocional deve ser estimulado pela liderança, pois contribui para a saúde corporativa de toda a equipe e ecossistema.

Missão da Chirles: Implementação de Mindfulness e Treinamentos de Felicidade Corporativa.
Para alcançar a missão de implementar o Mindfulness nas empresas e promover treinamentos sobre felicidade corporativa, considere as seguintes ações que podem ser implementadas em uma organização:

1.    Sessões de Meditação Guiada: oferecer sessões regulares de meditação guiada pode ajudar os funcionários a incorporarem a prática no dia a dia. Empresas que implementaram essa prática relataram uma redução de 25% nas faltas por motivos de saúde.

2.    Programa de 08 Semanas em grupo: realizar o programa com as técnicas de mindfulness durante as semanas estimula a pausa e o foco no que realmente importa. Um estudo da Universidade de Oxford mostrou que funcionários que participaram de treinamentos de mindfulness tiveram um aumento de 17% na resiliência emocional.

3.    Espaços de Relaxamento: vale criar espaços tranquilos no ambiente de trabalho onde os funcionários possam praticar mindfulness. Empresas que adotaram essa medida relataram um aumento de 32% na satisfação dos funcionários com o ambiente de trabalho.
 
4.    Incentivo da Liderança:  é importante que a liderança da empresa apoie e participe das práticas de mindfulness, servindo de exemplo para os demais funcionários. Um estudo da Universidade de Stanford revelou que líderes que praticam mindfulness são percebidos como 43% mais eficazes por suas equipes.

Recentemente, passei oito dias no Butão e lá a prática de mindfulness é diária e ensinada à população já na escola. Eles chamam de higiene mental e é natural praticarem logo ao acordar e tirar outros momentos durante o dia também para apreciar o silêncio e a natureza. Isso favorece um mindset capaz de navegar com mais clareza e serenidade nos momentos desafiadores da vida”, finaliza a palestrante Chirles de Oliveira. 

Sair da versão mobile