Ícone do site PeoplePop

Marlon Souza comenta importância do espetáculo “Candelária” e comemora retorno no Rio de Janeiro com apresentações gratuitas

O ator Marlon Souza dá vida a um dos sobreviventes da Chacina da Candelária no espetáculo “Candelária“, realizado pela Trupe Investigativa Arroto Cênico de Nova Iguaçu. O projeto retomou sua circulação com apresentações gratuitas por seis cidades do estado do Rio de Janeiro, e 1 Oficina de Dramaturgia com o escritor e diretor teatral Alexandre Damascena. A próxima apresentação acontece nesta sexta-feira (22), em Mesquita.

“Candelária” com dramaturgia de Karla Muniz Ribeiro e direção de Madson Vilela é um espetáculo manifesto que perpassa pela temática do racismo estrutural na sociedade e é resultado de uma pesquisa cênica sobre a Chacina da  Candelária. O roteiro transita por três recortes dramatúrgicos referentes a momentos históricos do Brasil. Passados 30 anos da chacina, ainda vivemos da  política de extermínio de pessoas pretas.

“Meu personagem é um dos sobreviventes do acontecimento trágico da chacina da candelária. Ele carrega consigo os traumas do dia a dia, somado com a expectativa de dias melhores para as crianças que vivem com ele na mesma situação”, conta o artista.

A equipe é composta majoritariamente por artistas e técnicos negros, a fim  de fundamentar os questionamentos propostos em cena. Abrindo espaço de  manifestação cultural e representatividade, novos campos de trabalho e geração  de renda para os artistas negros e periféricos, estimulando assim a geração de  renda do território da baixada fluminense.

“Embora seja um fato entristecedor, é muito importante relembrar para que não se repita mais. É importante relembrar para que mantenhamos aquelas vidas presentes, para que haja uma conscientização sobre as crianças que se encontram em situações parecidas nos dias atuais”, afirma Marlon.

O espetáculo possui uma linguagem  cênica inovadora e investigativa, que dialoga com questões pertinentes à  sociedade brasileira, e que se diferencia pela fundamentação e qualidade,  seguindo os moldes do Teatro Contemporâneo, utilizando novas narrativas.

A montagem, uma realização da produtora Luandeh Chagas em parceria  com a Trupe Investigativa Arroto Cênico, foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo no  edital EVOÉ RJ, promovido pelo Governo Federal, o Ministério da Cultura, o Estado do  Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de  Janeiro.

Quanto ao retorno do espetáculo, ele finaliza: “Me senti um pouco nervoso nas primeiras apresentações da circulação anterior, pois estava voltando aos palcos depois de 6 anos sem atuar. No entanto, me senti à vontade para interpretar um personagem importante dentro de um tema e contexto na qual a população preta se identifica e precisa estar disposta a lutar. E agora, está de volta ao palco com este projeto é realmente um sentimento especial. Estamos felizes de poder continuar dando voz e compartilhando essa história com cada vez mais e mais pessoas”.

A Trupe 

Com ampla atividade em seus nove anos de trajetória, a Trupe Investigativa Arroto  Cênico tem como uma de suas principais bases trabalhar a partir de temáticas que retratem seu território e sua condição de artistas periféricos, travando importantes  relações e se firmando como uma das companhias de maior atividade da região. O grupo desenvolve o seu trabalho voltado para um teatro de pesquisa de linguagens focado na investigação cênica. Alinhando sua linha de trabalho às possibilidades do teatro contemporâneo.

Recentemente realizou uma turnê por 07 cidades do  estado de São Paulo com o espetáculo infanto juvenil “O Patinho Feio” através do  Edital SESI SP – Artes Cênicas – Arte Educação 2023.

Serviço:
Espetáculo Candelária 

Data e horário: 22/11/2024 às 19h
Local: Instituto Mundo Novo
Endereço: Rua Adolfo de Albuquerque, n° 109, Chatuba, Mesquita-RJ

Data e horário: 25/11/2024 às 19h
Local: Instituto Cultura Cerne
Endereço: Travessa Nogueira, n° 17, Jardim Meriti, São João de Meriti-RJ

Data e horário: 29/11/2024 às 20h
Local: Teatro Firjan Sesi Duque de Caxias
Endereço: Rua Artur Neiva, n° 100, Duque de Caxias-RJ, CEP: 25.070-010

Data e horário: 30/11/2024 às 18h
Local: EPA – Espaço de Pesquisas Artísticas
Endereço: Rua Clementina de Jesus, n° 81, Recreio dos Bandeirantes, Rio de  Janeiro-RJ

Sair da versão mobile