Ícone do site PeoplePop

Manifesto Musical pelo Planeta

Projeto ‘Ursos Híbridos’ reúne músicos de diferentes procedências, que se mobilizaram em gravações remotas motivados pela crise ambiental

Com um extrato de mais de vinte e cinco produções executivas de CDs e DVDs para artistas como Nei Lisboa, Vera Loca e Nenhum de Nós, o produtor Antonio Meira não hesitou em colocar em execução o projeto “Ursos Híbridos” no final de março. Viu na quarentena uma oportunidade para abordar vários músicos com o desafio de criarem e gravarem uma canção cuja inspiração fosse a “crise global do clima”. Cinco meses depois, lança um disco coletivo com dez músicas que chega às plataformas digitais dia 11 de setembro, através de seu selo Ímã Records.

O título do projeto é uma figura de linguagem que explora a interação de músicos em cidades e países diferentes, que tiveram que hibridizar para gravar suas músicas. A metáfora associa a necessidade de conexão entre eles, não só pela busca providencial de uma colab, mas também pela disposição de compartilhar uma causa. De uma maneira ou de outra, nas letras aparecem temas que remetem a inquietação com as interferências ambientais no planeta.

O aquecimento global provoca o derretimento de geleiras e o consequente deslocamento de ursos polares de seu habitat natural, na perspectiva de sobrevivência. Esse movimento proporciona o contato entre espécies diferentes, antes isoladas, provocando o surgimento de ursos híbridos.

Mas o que isso tem a ver com a música? Ou o que a música pode fazer por isso? Ursos Híbridos, o álbum, é uma trilha sonora inspirada na crise global do clima. Confinados em suas casas, tendo que compor, tocar e gravar, a inspiração para os artistas passa pela consciência de que tudo se relaciona e que a pandemia teve sua origem em uma zoonose. Em tempos de distanciamento social e quarentena, chamam a atenção para a necessidade cada vez mais urgente da preservação do planeta.

Como se estivessem flutuando em seus icebergs em meio aos nossos continentes, a distância aqui funcionou como desculpa para a elaboração do álbum. O tema de inspiração de cada uma das músicas foi um só: cuidar mais do mundo que nos cerca usando a música a serviço da conscientização.

Segue anexado release com as explicações por traz das faixas com letras importantes e necessárias:

Spotify: https://open.spotify.com/album/22PjmpsHkW9KETSZGkwbJk?si=CE_xjjhFQlG0sEOffJcxeg

 

Deezer: https://www.deezer.com/br/album/170044212

 

Youtube Music: https://music.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_ld2h7-TCY3cJ2J2hRhi2rZLMlRZpHN7y8

 

Amazon Music: https://music.amazon.com.br/search/ursos+h%C3%ADbridos#

 

Apple Music: https://music.apple.com/us/album/ursos-h%C3%ADbridos-original-soundtrack/1529501611

 

 

  1. Luciano Albo e Bibiana Petek – “Ainda Temos Tempo”
  2. Jéf – “Depois de Nós”
  3. Veco Marques – “Patagônia”
  4. Atelier Tupi – “Sorriso da Manhã”
  5. Rodrigo Bianchini & Bohemian Folk Rock Band – Wild Bears
  6. Richard Powell – O Último Inverno do Ártico
  7. Márcio Tubino – “Simples Assim”
  8. Edu K – “Disco Home”
  9. Estevão Camargo – “Pé-d’Água”
  10. Cee – “Scared”

 

Sair da versão mobile