Ícone do site PeoplePop

Luiza Helena Trajano fará live para empreendedores de Juruaia pelo instagran com Rosana Marques

No próximo dia 29 de abril, às 18h, Luiza Helena Trajano fará uma live, pelo Instagram, para a comunidade empresarial e moradores Juruaia, capital nacional da lingerie, localizada no sul do estado de Minas Gerais, conhecida pelo empreendedorismo feminino, com 95% dos negócios geridos por mulheres.

Fonte de inspiração para empresários e empreendedores de todo o Brasil, Luiza Helena é embaixadora da Felinju, uma das maiores feiras de negócios da indústria de moda íntima do país. A data e hora da live é a mesma anteriormente prevista para a abertura da feira, que foi adiada por conta da pandemia de Covid-19.

Quando ouviu falar de Juruaia, Luiza Helena se apaixonou pelo empreendedorismo feminino da cidade, o que ela comprovou pessoalmente ao participar da Felinju, em 2019, como sua embaixadora. A partir de então, se prontificou a divulgar ainda mais a cidade e seu protagonismo nos negócios.

No encontro virtual, Trajano deve falar sobre os desafios econômicos trazidos pela pandemia e apontar a importância de seguir lutando para transformar positivamente o cenário nacional. Sua frase mais conhecida é: “Primeiro faça o necessário, depois faça o possível e, de repente, você vai perceber que pode fazer o impossível.”

Link para acompanhar a live no Instagram: @luizahelenatrajano
Data: 29 de abril
Horário: 18h

Sobre Juruaia
A história de Juruaia inicia-se em 1898 quando Francisco Antônio de Melo, antigo morador da região, doou a São Sebastião as terras de Barra Mansa. O povoado que se formou recebeu o nome de São Sebastião da Barra Mansa, em homenagem ao padroeiro e devido ao encontro vagaroso e manso de dois riachos que por ali passavam. Em 1911, foi criado o distrito de São Sebastião da Barra Mansa, pertencente ao município de Muzambinho. Em 1923, recebeu o nome de Juruaia, palavra de origem indígena, que significa “embocadura larga”. Com o desenvolvimento do distrito, o bispo diocesano de Guaxupé cria, em 1942, a paróquia, tendo como primeiro vigário, o Monsenhor Genésio Nogueira Lopes. Já em 1948, o distrito é elevado à categoria de Município de Juruaia.

Juruaia localiza-se no sul de Minas Gerais, possui 220 km², e está em meio à Mata Atlântica. Com população de 9.238 habitantes (IBGE 2010), a economia predominante sempre foi a agricultura. Com o surgimento da primeira indústria de moda íntima e a proliferação do segmento, a base econômica da cidade mudou radicalmente.

Números de Juruaia
População: 10.341 (estimativa IBGE 2017)
Número de empresas formais: 198
Número de empresas informais: 100 (estimativa)
Número de empresas que trabalham apenas como terceirizadas: 100
Número de peças fabricadas/ano: 20 milhões
Faturamento bruto/mês (dados de 2014): R$ 15 milhões
Mulheres no comando: 95% das empresas são comandadas por mulheres
Principais estados compradores: Região Sudeste, com maior volume em Minas Gerais e São Paulo;
Exportação: Holanda, Bolívia, Estados Unidos, Portugal, Emirados Árabes, Argentina, Austrália, Alemanha, Canadá;
IDH-M: 0,723 alto (2010)
PIB: R$ 154.174,03 (IBGE – 2015)
PIB per capita: R$ 15.227,06 (IBGE – 2015)
Renda per Capita: R$ 1.122, 10 – Maior renda per capita do Sul de Minas Gerais. (Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 – ONU)
IDHM: 0,723 (IBGE – 2010)

Felinju – Moda e Lingerie de Juruaia
Uma das principais feiras de moda íntima e negócios do país acontece em maio, em Juruaia. Além de promover o lançamento das marcas expositoras, a feira fortalece as pequenas, médias e grandes empresas do segmento, estimula a geração de negócios e o crescimento de atividades comerciais entre fornecedores, fabricantes, revendedores e compradores, além de ampliar as redes de contatos.
Com o tema “Os bons negócios estão na moda”, a Felinju cresce cerca de 15% a cada ano, atraindo 25 mil visitantes para conhecer de perto as novidades dos mais de 80 expositores participantes.
Pensando especialmente nos negócios, a Felinju promove Rodadas de Negócios junto ao Sebrae, para captação de potenciais clientes, trazendo a possibilidade de produtos a pronta entrega com exclusividade a condições e políticas especiais.
A qualidade, aliada a detalhes como design e acabamento dos produtos de Juruaia, trazem excelente custo benefício para lojistas e é também uma grande oportunidade para revendedoras independentes complementarem a renda familiar.
A Felinju é realizada no Centro de Eventos Expoju, um espaço amplo e moderno com 7 mil metros quadrados.
A programação da feira ainda inclui, além das negociações, desfiles com a apresentação das coleções, palestras, reuniões e o Festival Gastronômico Sabores de Juruaia.

Mercado nacional e internacional
A produção de peças íntimas de Juruaia é comercializada em todo o Brasil, mas principalmente nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Além disso, muitas marcas locais já exportam para mais de 15 países.
O mercado internacional, aliás, é uma das oportunidades que o setor oferece. As vendas internacionais chegam a 15% da produção em algumas empresas de Juruaia.
Várias marcas, inclusive, já enviam peças para o exterior há quase 10 anos. Estados Unidos, Japão, Portugal e Arábia Saudita são alguns países que já receberam as peças mineiras.

Sair da versão mobile