Juventude, racismo, moradia, homofobia, censura. Estes são alguns dos temas presentes em “Sobre Olhares – 20 Anos de Oficinas Kinoforum”, longa-metragem que entra em cartaz a partir das 20h30 do dia 16 de dezembro, quinta-feira, através da plataforma gratuita de streaming CulturaEmCasa .
Dirigida por Christian Saghaard e Zita Carvalhosa, a obra celebra os 20 anos de criação das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, uma iniciativa voltada a despertar o interesse e proporcionar o acesso à fruição e à criação cultural, promovendo a produção de obras audiovisuais por jovens distantes dos grandes centros de circulação cultural.
O longa traz olhares e vozes desses jovens, através da íntegra de 12 trabalhos selecionados entre as realizações das oficinas, incluindo documentários e ficções que abordam questões presentes no cotidiano desses jovens, como a falta de perspectiva de trabalho, a presença do racismo estrutural, o direito à moradia e a falta de saneamento básico, homofobia e transfobia.
Também estão presentes propostas lúdicas, como um ensaio sobre os sons das periferias, e uma comédia de animação voltada a toda a família. As produções tratam ainda de assuntos políticos do país: manifestações sociais, censura nas artes e repressão durante a ditadura civil-militar (1964-1985).
A riqueza do conjunto se dá também através dos diferentes momentos e contextos sociais/históricos em que certos temas foram retratados nos curtas-metragens realizados pelos jovens em territórios periféricos, urbanos, rurais, brasileiros e internacionais durante as duas décadas das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual.
“Sobre Olhares – 20 Anos de Oficinas Kinoforum” (Brasil-SP, 2021, 102 min, 14 anos) traz ainda depoimentos de alguns dos realizadores dos curtas. Eles relatando a importância de ter participado do projeto em suas carreiras profissionais.
Um encontro, agendado para às 18h30 do mesmo dia, reúne os diretores Zita Carvalhosa e Christian Saghaard, ao lado de Rosyane Silwa e Eder Augusto, ex-alunos das oficinas e colaboradores do projeto até hoje. A mediação é da professora da ECA-USP Esther Hamburger. Em pauta no bate-papo, os aprendizados adquiridos através das oficinas e as trajetórias propiciadas pela iniciativa. O acesso também se dá pela plataforma CulturaEmCasa.
Para Zita Carvalhosa, também produtora cinematográfica e diretora do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum, o filme “permite um olhar panorâmico da realização audiovisual desenvolvida por jovens de diversos territórios ao longo destas duas décadas de existência das oficinas. Esta pioneira iniciativa sempre foi uma provocação transformadora e permitiu que novos talentos, temáticas e propostas injetassem vigor à criação de imagens no nosso país.”.”
Já o coordenador das Oficinas Kinoforum e cineasta Christian Saghaard afirma que “o longa provoca uma reflexão sobre temas importantes para a sociedade brasileira, abordados por jovens em épocas e contextos diferentes, durante os 20 anos de existência do projeto”.
A disponibilização de “Sobre Olhares – 20 Anos de Oficinas Kinoforum” – que fica em cartaz por um período de um ano – e o bata-papo que a antecede marcam o início da parceria entre a plataforma CulturaEmCasa e a Associação Cultural Kinoforum. A proposta é estrear mensalmente novos programas de curtas-metragens, com curadoria da equipe da Kinoforum.
Alunos das oficinas com trabalhos incluídos no longa-metragem
Abner Cruz, Adriana Freitas, Alex Nogueira, Alexandre Gusmão, Alice Caroline, Aline Bornal, Amanda Coelho, Amanda Pina, Ana Paula, Ana Paula de Souza, Ângelo Silva, Ansgar Ahlers, Antonio Henrique, Bruna Medina, Bruna Santos, Bruno de Souza, Camila Verdum, Celso Ricardo da Trindade, Claúdio N. de Souza, Daniel M. Hilário, Danilo Barretos, David Llinin, Diego Jandoza, Dirk Manthey, Eder Augusto, Ederson Murata, Eduardo S. de Paulo, Eliane Gonçalves, Erick Natanael, Fabiano Oliveira, Fabio Dantas (Batóra), Fernanda Dantas, Gabriel Hilga, Gabriela Dorocio, Geonilson Dantas, Gilberto Ferreira, Gustavo Pagador, Ícaro San Carlo, Idrani Taccari, Ingrid Gonçalves, Ingrid Novak, Janilson Aparecido da Silva, José Jacó Lucas da Silva, Joyce Rocha, Joyce Rocha, Juan Borges Berruesco, Kadu Rossi, Káká Bispo, Karol Bueno, Kelly Regina Alvez, Larissa Salewski Manzano, Leocardio Oliveira, Leticia Alves, Letícia Alves, Lorenço Menezes Vieira, Luciano Oliveira, Luis Maike, Manu Guerino, Mayra Solimar, Melina Galvão, Neta Lavor, Patrícia Cardoso, Paulo Brandão, Pedro Henrique Cordeiro, Pedro Medeiros, Priscila Ciavaglia, Rafael Lobato, Raquel Medeiros, Regiane Bueno, Reginaldo Gomes, Renata Cristina Freire, Rodrigo Roberto do Nascimento, Rodrigo Valadares, Rosyane Silva, Solange Santana, Tais de Souza Ribeiro, Thaise Fiuza, Thatiane Almeida, Tiago de Souza, Tiago Tertuliano, Vinicius Gomes, Vinícius Gomes, Vitor Souza e Wesley Campos Rocha.
Sobre as Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual
As Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual promovem encontros teóricos e práticos que abrangem todo o processo de produção audiovisual, com acompanhamento profissional em todas as etapas.
Iniciatica pioneira criada em 2001 pela Associação Cultural Kinoforum, o projeto já possibilitou a 2.062 jovens de 18 a 25 anos o acesso à realização fílmica. No total, foram 90 oficinas realizadas, com 36 bairros e 13 cidades atingidas. No período, foram produzidos 322 filmes nas oficinas regulares, além 25 títulos nas oficinas infantojuvenis e outras duas produções frutos de parcerias internacionais.
Sobre a Associação Cultural Kinoforum
A Associação Cultural Kinoforum é uma entidade sem fins lucrativos realiza atividades, projetos e apoio ao desenvolvimento da linguagem e da produção audiovisual com destaque para a promoção da produção brasileira. Promove também intercâmbio com associações e eventos no Brasil e no exterior, promovendo a divulgação da criação brasileira e latino-americana no setor.
É responsável por diversas atividades como o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum, as Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, o Guia Kinoforum de Festivais Audiovisuais, o site kinooikos.com e o projeto Crítica Curta. Em 2021 realizou o festival Kinolab Tela Digital.
Sobre a plataforma CulturaEmCasa
Plataforma gratuita de conteúdo cultural por demanda, CulturaEmCasa é um programa de difusão cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo para democratizar o acesso a conteúdos culturais de qualidade e ampliar o alcance do nosso trabalho.