A promoção da equidade racial e o enfrentamento ao racismo estrutural vêm ganhando cada vez mais relevância nas agendas corporativas, especialmente diante dos desafios que ainda marcam o mercado de trabalho brasileiro.
Nos últimos 12 meses, o FAS Advogados in cooperation with CMS ampliou em 178% o número de colaboradores pretos e pardos no escritório, reforçando o seu compromisso com a equidade. Além disso, com o objetivo de ampliar o entendimento sobre desigualdades raciais e promover práticas efetivas de inclusão, o FAS desenvolveu ao longo de novembro uma campanha dedicada à Consciência Negra, com ações internas de sensibilização, diálogo e formação voltadas ao fortalecimento de um ambiente mais diverso, inclusivo e consciente.
Entre os destaques esteve o diálogo com Michael França, economista, pesquisador e vencedor do Prêmio Jabuti Acadêmico, conhecido por suas análises sobre desigualdade racial, mobilidade social e o papel das organizações na redução de assimetrias. O encontro abordou como o setor privado pode atuar como agente transformador por meio de políticas de inclusão e modelos de governança comprometidos com resultados mais justos.
A iniciativa também contou com o bate-papo “Equidade em foco”, conduzido por Ana Clara Silva, Head de Pessoas e Cultura da Dengo Chocolates, que compartilhou boas práticas corporativas, critérios de recrutamento inclusivo e iniciativas que valorizam trajetórias, habilidades e potencial, e não apenas currículos tradicionais. Internamente, colaboradores também participaram de uma Roda de Conversa que proporcionou espaço para escuta, troca de experiências e fortalecimento da empatia entre equipes.
Para o FAS, promover diversidade racial não é apenas uma diretriz institucional, mas um compromisso contínuo com respeito, responsabilidade e desenvolvimento humano.
“Sabemos que ainda temos muito a fazer, por isso, nosso objetivo é consolidar, diariamente, um ambiente de trabalho onde todas as pessoas se sintam ouvidas, respeitadas e valorizadas. A campanha reforça a importância de transformar consciência em prática e de atuar de forma consistente no combate às desigualdades, principalmente as raciais, destaca Luiz Eduardo Amaral, sócio do FAS Advogados e integrante do Comitê FAS Pra Todxs.
As ações integram a agenda anual de diversidade, equidade e inclusão do escritório, reforçando o seu posicionamento, alinhando às melhores práticas corporativas e ao compromisso de contribuir para uma sociedade mais justa e plural.
