Melissa Biscoto entrou nesse mercado após ajudar seus amigos que viviam lhe encomendando produtos
A empresária Melissa Biscoto se mudou para os Estados Unidos, em 2008, acompanhando seu marido que foi transferido de emprego. Como os amigos no Brasil viviam lhe encomendando produtos, a curitibana enxergou uma oportunidade de negócio. Em 2014, abriu um serviço de “personal shopper”, especializado em enxovais de bebê, a Mel Shopper. Agora, ela tem até um e-commerce de produtos infantis.
A Mel Shopper cria roteiros de compras para os clientes e negocia descontos em lojas parceiras.
“Eu sempre trabalhei com vendas e sempre tive interesse afinidade com a área infantil. Antes, também já trabalhei como vendedora em uma joalheria em outras lojas. No Brasil, eu trabalhei com comércio de moda infantil, comecei como vendedora de carrinhos e acessórios em shopping e depois em feira de bebê e gestante. Nesse momento começou minha veia empreendedora e montei meu próprio estande em feiras com foco em roupas e vestuário infantil”, começa ela recordando sua trajetória.
“Quando tomamos a decisão de nos mudar para os Estados Unidos eu tive que abandonar a loja e estandes, mas baseado em pedidos informais de compras e consultorias para amigos e familiares do Brasil aliado ao meu conhecimento na área eu identifiquei um nicho de trabalho onde as pessoas tinham interesse em produtos importados mas não tinham conhecimento de marcas, lojas onde encontrar o que queriam, os tamanhos, ficavam receosas até mesmo pela barreira da linguagem e aceitavam uma assessoria na hora das compras. De tanto ajudar os amigos e conhecidos surgiu a ideia de criar a empresa de consultoria para enxoval e orientar as futuras mamães a planejar as compras nos EUA, para seus futuros bebês desde o nascimento até os 12 meses de vida”, completa.
Depois de atuar no serviço de assessoria de enxovais por mais de 6 anos, ela expandiu sua área de atuação. “Eu tinha o conhecimento do que as famílias buscavam, suas necessidades, perfis de compras de acordo com estilo de vida e orçamento dos casais, mas principalmente um conhecimento de mercado brasileiro em relação a itens que eram fáceis de achar no mercado nacional, e onde havia uma fatia de mercado onde os produtos nacionais ainda não estavam disponíveis no mercado e eu decidi criar o site para preencher essa lacuna de mercado. Aliado a isso veio a pandemia que foi um catalisador dessa ideia, com as restrições de viagem as pessoas passaram a fazer a consultoria a distância e eu vi que alguns produtos que as pessoas estavam buscando, não havia realmente uma razão para que elas não pudessem comprar esses produtos no Brasil a preços competitivos, mesma qualidade e pronta entrega exceto por falta de uma alternativa existente, daí a ideia foi posta em prática”, diz.
Melissa afirma que faz uma ponte entre a demanda dos consumidores (futuros pais e mães gestantes) com as empresas que tinham produtos produzidos no Brasil similares aos que eram encontrados no exterior. “Ou até mesmo encontrar fornecedores em outros países para tornar os produtos disponíveis numa única plataforma através do nosso site. Ele é um agregador de produtos para facilitar a vida dos pais. Nosso estoque é diversificado e ainda oferece os mesmos produtos que podem ser encontrados em lojas e outros sites e lojas tradicionais como carrinhos, produtos para alimentação e etc. Mas com minha experiência adquirida na consultoria eu busquei fornecedores no Brasil e exterior para oferecer com praticidade de compra e pronta entrega, sem a necessidade de viagens e planejamento prévio, aqueles itens e produtos diferenciados que antes só eram encontrados no exterior ou que os pais e mães tinham que comprar de sites no exterior e importar”, pontua.
O e-commerce chega ao mesmo volume de vendas da consultoria. A Mel Shopper chega a atender a mais de 30 clientes por mês e o e-commerce chega ao mesmo volume de vendas da assessoria. Mas, Melissa diz que esse número caiu com a pandemia devido ao fechamento das fronteiras e dificuldades para viagens. “Nesse período nossos atendimentos ficaram concentrados na consultoria a distância. Com a reabertura das fronteiras o atendimento presencial se restabeleceu, mas daí já tínhamos o site em funcionamento no Brasil. Hoje o site gera o mesmo volume de vendas que a consultoria, e temos o plano de triplicar as vendas no site em 2024 com incremento de fornecedores, variedades de produtos e ainda trazer ainda mais novidades ao mercado brasileiro.
A empreendedora frisa que trabalhar na área de bebê e maternidade exige a busca constante por capacitação, curiosidade para pesquisar o mercado, entender tendências. “A todo momento surgem produtos novos no mercado e é necessário um atendimento personalizado e que se destacar de outras empresas do mesmo segmento”.
Agora que as fronteiras reabriram, o atendimento presencial começou a voltar ao normal. No período, s compras eram realizadas online por videoconferência. “Eu comprava os produtos online, ou ia à loja e fazia uma videoconferência com a cliente para escolha. Depois fazíamos o envio ao Brasil por Correios ou transportadora”.
Ela diz que o e-commerce se fortaleceu devido à falta de estoque e variedade nas lojas físicas. “Quem tinha alguma preferência pela compra na loja física passou a aceitar por necessidade a compra on-line e entrega pelos Correios. A partir dessa mudança de comportamento, isso também facilitou a ampliação dos negócios e criação do e-commerce no Brasil e a expansão do nosso site com produtos de bebê para pronta entrega com produtos de fornecedores locais e importados. O nosso conhecimento de mercado nos ajuda a identificar as tendências e saber o que nossos clientes demandam para otimizar estoques”.
Melissa comenta que, durante sua consultoria, muitas famílias também pedem dicas de onde encontrar bolsas, acessórios, roupas e itens para o lar que não tem necessariamente nada a ver com a gestação ou enxoval. “Eu indico com o maior prazer e dou dicas de onde encontrar maior variedade e descontos como em outlets ou até lojas de grifes se esse for o estilo das famílias que estou assessorando.
No entanto, para esse segmento nunca fizemos a assessoria presencial e ainda não temos os descontos que dispomos frutos das parcerias com as lojas de artigos de enxoval”.
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