Ícone do site PeoplePop

Dois jovens que começaram na faculdade com menos de 50 reais, hoje faturam mais de 10 milhões

Foi através de um sonho de dois amigos que a empresa 4blue nasceu

Se acredita que é preciso começar com dinheiro para alcançar o sucesso nos negócios, Aleksander Avalca e Renan Kaminski, sócios da 4blue, provam o contrário.

Hoje, a 4blue é uma empresa de grande sucesso no ramo de gestão empresarial, com um faturamento superior a 10 milhões, 4 negócios sob seu guarda-chuva e mais de 80 colaboradores, mas nem sempre foi assim.

Em 2009, com apenas 21 anos, Renan era aluno de Ciências Contábeis e após ter participado do processo de empresa júnior da universidade e estagiado em algumas empresas, decidiu que estava na hora de iniciar o próprio negócio. Junto com seu amigo de faculdade, Aleksander (24 anos na época), e exatos R$ 49,80 investidos para comprar cartões de visita, iniciaram a KaminskiAvalca Consultoria Empresarial.

Segundo Renan Kaminski, foi o conselho de um ex-chefe que o fez abrir o negócio: “Se você esperar 5 anos para abrir sua empresa, você terá 5 anos a mais de experiência, mas uma empresa nova no mercado. Se você abrir agora, daqui 5 anos você terá 5 anos de experiência e uma empresa com 5 anos de mercado”. Segundo Renan, este conselho determinou sua vontade de abrir a empresa o quanto antes, mesmo sem tanta experiência.

No início os resultados foram lentos. “No primeiro ano de empresa nosso faturamento médio mensal era de menos de 2 mil reais. Depois de 3 anos de empresa, o faturamento não passava de 6 mil por mês. Isso para pagar as contas da empresa, remunerar os dois sócios e ainda sobrar lucro”, relata Aleksander Avalca.

Devido a insatisfação com os resultados, uma aposta arriscada foi feita. Avalca relata: “Eu falei pro Renan, ou a gente consegue dobrar nosso salário sem prejudicar a empresa ou a gente fecha o negócio. Não sei como, mas o Renan aceitou”. Essa aposta fez surgir um plano de negócio e a possibilidade de ministrar treinamentos. Naquele ano (2013) o faturamento quase dobrou, os empreendedores conseguiram tirar um salário maior e a empresa continuou aberta.

No final de 2017, outra aposta arriscada aconteceu quando Renan e Aleksander, mais uma vez buscando crescer, resolveram triplicar o lucro da empresa. “Novamente o Aleks que veio com a ideia. Estávamos crescendo, mas ainda assim tínhamos um faturamento baixo e sabíamos que podíamos fazer mais. A aposta foi: se nós conseguirmos triplicar o lucro do negócio, a empresa vai nos pagar 5 salários extras. Se não atingirmos esse resultado, nós é que vamos pagar 5 salários para a empresa. Neste caso, tínhamos uma ótima possibilidade de ganho, mas também teríamos uma grande perda se não chegássemos à meta”, conta Renan Kaminski.

Resultado: a empresa investiu mais nas soluções online, conseguiu dobrar o faturamento e triplicar o lucro. Os empreendedores ganharam a aposta.

De lá para cá, a 4blue cresce ano após ano. Hoje são 4 negócios no grupo: a propria 4blue, com soluções de consultoria e treinamento em finanças e gestão. O yampa, fintech de controle financeiro e fluxo de caixa. E ainda uma empresa de recrutamento e seleção e outra de terceirização financeira.

“Olhando de fora parece tudo simples e bonito, mas quem vive o dia a dia do empreendedor sabe que é uma batalha enorme para fazer a empresa crescer, gerar lucro e gerar emprego. O que conquistamos no passado não é garantia de sucesso futuro. Não tem jogo ganho”, afirma Aleksander.

Ao olhar a história de surgimento da 4blue, entende-se que nada vem fácil na vida e que grandes objetivos são frutos de muito trabalho duro e dedicação constante. Com essa ideia, a 4blue surgiu, com o intuito de ‘segurar na mão’ do pequeno e médio empresário e levá-lo ao sucesso sem que exista esforço ou estresse mais do que o necessário ou que se perca o sono.

Em 2023, a meta da empresa é alcançar a marca de 20 milhões em vendas.

Acompanhe a 4blue nas redes sociais:
https://www.instagram.com/4blueoficial/
https://www.youtube.com/c/4blueGestao
https://4blue.com.br/blog/

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa

Sair da versão mobile