“Impactar e acreditar sempre”. Se questionássemos Elis dos Anjos sobre qual sua missão e propósito no mundo para que ela respondesse de forma objetiva e sucinta, essa seria a resposta. A menina que cresceu fazendo arte na garagem e se encantava com shows de mágica desde sempre aprendeu que poderia fazer isso e ensinar o mundo, através do design. “Sou uma pensadora criativa carioca em busca de novos desafios. Acredito que o Design pode começar a fazer uma grande mudança no mundo, venho trabalhando nessa crença e pretendo continuar desenvolvendo projetos, negócios e sonhos com design, estratégia, diversidade e uma xícara de chocolate ou café”, ensina. E ela prova que tudo que sonhou se tornou realidade, já que acaba de conquistar o prêmio German Design Awards 2024 representando o talento brasileiro e sendo uma voz de uma nova geração de designers que busca mais que beleza ou otimização de marca, vão além, por um mundo melhor.
Aos 38 anos, a especialista em Design, Inovação, Liderança e Protagonismo Feminino também é filha de professores e traz consigo a essência de sua origem, do avô que veio do interior de Pernambuco pro Rio, da mãe que é professora de Artes e o desejo de espalhar conhecimento e motivação. CEO e Founder do Estúdio de Design e Inovação Criamia, Elis dos Anjos é duas vezes TEDX SPEAKER e soma mais de 15 anos de experiência em liderança e mentoria de negócios inovadores. Ainda é mãe de 8 cães adotados e investidora de startups do setor PET, além de consultora de diversas empresas configurando centenas de cases pelo Brasil afora.
Formada Bacharel em Design pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA pelas Faculdades Integradas Rio Branco e ainda formação em Inovação e Graduação na Universidade do Porto, Elis é designer com especialização em Inovação e Gestão Estratégica de Marcas, mas, mais do que isso, é cidadã preocupada e engajada com o futuro. “Trazer um retorno pro mundo sempre esteve no meu propósito, desde cedo. Desde 2007, por 10 anos, desenvolvi o projeto Ilha Design, na Comunidade do Abraão em Ilha Grande em Angra dos Reis, levando conhecimento desenvolvido por uma grande Universidade para uma grande Escola Municipal, integrando estudantes de diversas idades e níveis”, explica. O projeto buscou usar o Design e Arte como caminhos alternativos como forma de expandir horizontes e estimular a criatividade valorizando recursos próprios, apontando soluções para problemas diários e visando, obviamente, qualificação profissional e melhor qualidade de vida.
A empresária que também é Presidente do Comitê de Diversidade e Inclusão na ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design, é a representação viva da máxima “quem gosta de bicho boa gente é” que costumamos ouvir por aí. Defensora dos animais também presta serviços na área e é investidora e atuante no mercado PET demonstrando que o amor pelas pessoas se estende por outras vias e claro, evidenciando a mulher multifacetada que é. Ao receber o prêmio agorinha há pouco, antes do fechamento desta coluna, Elis mandou um recado emocionante para a mãe que mostra que valores conquistamos de berço e que as maiores riquezas estão no que ensinamos e no que o dinheiro não compra. “Muito emocionante mamãe. Lembro de você me ensinando arte desde pequena. Eu tô com vontade de chorar. Eu sempre soube que o meu lugar era no mundo. Lembra do desenho da árvore com asas? É possível. A gente pode chegar onde a gente quiser. E hoje a gente chega na Alemanha. No berço do Design. Da Escola de Belas Artes da UFRJ pro mundo. De São João de Meriti pro mundo”, escreveu para a mãe Elizabeth Elisa dos Anjos, formada em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ, demonstrando que essa é uma conquista da família. Aliás, a irmã lembra que nunca a chamavam pelo nome na escola, ela era sempre a irmã da Elis. Pois é, não é à toa que ela carrega asas no sobrenome e veio abençoar a vida de muita gente. Parabéns pelo exemplo!