Ícone do site PeoplePop

De guardador de caixas a gestor de sucesso: a jornada de Márcio Conrado

Márcio Conrado é um nome que ressoa com inspiração e resiliência na cidade de Salto, interior de São Paulo. De um humilde guardador de caixas a um dos secretários de saúde mais destacados da região, sua trajetória é um testemunho vivo de que determinação e trabalho árduo podem transformar vidas.

Nascido em uma família de origem modesta, Márcio começou a trabalhar aos 13 anos em uma casa lotérica, vendendo bilhetes. Mais tarde, assumiu o posto de guardador de caixas em uma loja de calçados local. “Meus pais sempre me ensinaram que o trabalho dignifica o homem e que é preciso estudar”, relembra Márcio, com o brilho nos olhos de quem sabe o valor da educação e do esforço contínuo.

Os desafios de conciliar trabalho e estudo eram amenizados pelas refeições carinhosamente preparadas por sua mãe, Dona Ozélia. “Com a marmita que minha mãe fazia, as dificuldades pelo menos por um breve momento pareciam desaparecer”, conta.

Em 2001, Márcio ingressou na rede bancária e cursou Ciências Contábeis. Este período, porém, foi marcado pela perda de seu pai, Miguel Conrado. “Lembro-me de quando meu pai dizia que sonhava em ser advogado, mas por ser quase cego não conseguiu estudar. Essa lembrança sempre me deu força para ser uma pessoa melhor”, revela.

Após concluir a faculdade de Ciências Contábeis, Márcio fundou seu escritório, a Taperá Contabilidade, que há 21 anos serve a comunidade de Salto e região. O sonho de seu pai, no entanto, nunca foi esquecido. Em 2010, Márcio ingressou na faculdade de direito e, com grande dedicação, passou na prova da OAB antes mesmo de concluir o curso.

Na vida pública, foi eleito vereador em 2017 e reeleito em 2020 como o quarto mais votado, Márcio destacou-se como Secretário de Saúde durante a pandemia de Covid-19. Sob sua gestão, a cidade elevou a cobertura vacinal, promoveu mutirões de vacinação e criou o CAPS IJ – Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil, atendendo cerca de 700 crianças. Além disso, lançou o Programa Cirúrgico Municipal (AME Municipal), que já realizou quase 1.400 cirurgias eletivas de saltenses, o maior da história de Salto.

“Na gestão da Saúde, é preciso ter sensibilidade, pois lidamos com vidas e sentimentos. Mas é igualmente crucial saber lidar com o mundo corporativo, que é voraz o tempo todo, sabendo valorizar a equipe, reflete Márcio. Seu trabalho culminou na construção do novo CISM – Centro Integrado da Saúde da Mulher inaugurado em 2023 e na nova Clínica das Nações Unidas entregue este ano, e que iniciará o atendimento da população em breve.

“Lembro-me do dia que entrei no Centro Obstétrico do nosso único Hospital Municipal e decidimos reformar todo aquele espaço, algo inédito na Saúde de Salto e até o final deste ano será concluído graças a uma equipe de trabalho da Secretaria que se dedica muito e com muito amor”.

Para Márcio, cada conquista é fruto de planejamento e perseverança. “Deus fez o mundo em seis dias e descansou no sétimo, poderia ter concluído tudo em um único momento! Se Deus fez tudo em etapas, é porque nos deixou a mensagem de que a vida e os projetos devem ser realizados de forma planejada e tudo no seu tempo.”

Instagram: @marcioconrado.oficial

Sair da versão mobile