Belém do Pará também é conhecida nacionalmente e internacionalmente por sua culinária tão rica e variada, a cidade recebeu o título internacional de capital criativa da gastronomia, sua principal influência é a cozinha indígena e os diversos peixes presentes nos rios da região.
O empresário e chef de cozinha Pedro Amaral, paraense de Belém, trouxe toda a riqueza gastronômica de sua cidade natal para São Paulo, com o restaurante Amazônia Soul.
O restaurante localizado na Vila Mariana, dispõe de pratos que são considerados clássicos de Belém, como a maniçoba, um prato muito semelhante à feijoada, que no lugar do feijão leva folha de maniva. Outra estrela do Pará é o tacacá, prato feito a partir do tucupi (caldo extraído da mandioca brava), servido com camarão e folhas de jambu que adormece a boca causando um leve tremor na língua.
O restaurante traz como proteína principal os peixes de rio, os mais famosos são a dourada, filhote e pirarucu, o gigante dos rios amazônicos que pode chegar a 3 metros de comprimento e 200 quilos.
Em São Paulo também é possível provar o famoso açaí paraense, ele é completamente diferente do que consumimos normalmente por aqui como sorvete. O açaí de Belém é grosso, puro, 100% orgânico e não recebe adição de açúcares. Ele pode sim ser sobremesa, mas ele é comumente consumido como guarnição de pratos salgados, seu acompanhamento principal são as farinhas de tapioca e D’água.
O restaurante de culinária paraense “Amazônia Soul”, está localizado na rua Áurea 361, na Vila Mariana. @amazoniasoulsp