A especialista Dra. Janaína Correia explica que essas substâncias podem auxiliar no metabolismo e no controle da inflamação
Quando o assunto é emagrecimento, a maior parte das pessoas foca em dieta e exercícios. Mas um fator que nem sempre é lembrado e que pode ser decisivo é o equilíbrio entre radicais livres e antioxidantes no organismo. Dra. Janaína Correia, biomédica Esteta, explica como as substâncias ajudam na perda de peso.
“O papel dos antioxidantes vai além da saúde celular e pode ser um aliado no processo de emagrecimento, auxiliando no metabolismo e no controle da inflamação”, diz ela.
A biomédica detalha este processo: “Radicais livres são moléculas instáveis que, em excesso, causam o chamado estresse oxidativo. Essa condição favorece processos inflamatórios crônicos, envelhecimento precoce e dificulta a perda de peso.Por outro lado, os antioxidantes são substâncias que neutralizam esses radicais, protegendo as células e promovendo um metabolismo mais eficiente”.
Dra. Janaína afirma que os antioxidantes não queimam gordura diretamente, mas ajudam a melhorar o ambiente metabólico do corpo, o que pode facilitar a perda de peso. “Eles atuam reduzindo a inflamação crônica, melhorando a função mitocondrial (responsável pela produção de energia) e equilibrando hormônios ligados ao metabolismo, como a insulina”
Segundo ela, entre os antioxidantes mais conhecidos e estudados estão:
• Vitamina C: atua na imunidade, regeneração celular e possui efeito anti-inflamatório.
• Vitamina E: protege as membranas celulares e é importante para a saúde da pele.
• Resveratrol: presente no vinho tinto, tem ação anti-inflamatória e melhora a sensibilidade à insulina.
• Glutationa: considerado o principal antioxidante do corpo, ajuda na detoxificação e na defesa celular.
• Ácido alfa-lipóico: atua no metabolismo da glicose e ajuda no controle do apetite.
• Morosil: extrato da laranja vermelha rico em antocianinas, que contribuem para o metabolismo da gordura abdominal e reduzem o estresse oxidativo.
A importância da alimentação e suplementação orientada
Ela explica que é possível consumir as substâncias através da alimentação, mas em alguns casos é necessário suplementar. “Muitos antioxidantes estão presentes em frutas, verduras, oleaginosas e outros alimentos naturais. A ingestão regular desses alimentos é fundamental para manter o equilíbrio antioxidante do corpo. Porém, em alguns casos, como obesidade, uso de medicamentos para emagrecimento ou metabolismo comprometido, a suplementação pode ser recomendada por profissionais especializados”, destaca:
“Antioxidantes são aliados importantes no processo de emagrecimento, principalmente porque ajudam a reduzir a inflamação e a proteger as células do estresse oxidativo, que atrapalha a perda de peso”, conclui.