“Toda mulher é uma originadora da vida e por isso,
ao nos unirmos em amor e respeito umas às outras, adquirimos
o poder de nos salvar do que nos oprime.”
O maior investimento que podemos fazer é em nós, porque, quando adquirimos conhecimento, temos mais acesso às ferramentas neurológicas que nos possibilitam o fortalecimento na assertividade da tomada de decisões.
Pensem comigo: se você possui uma maior gama de conhecimentos, será mais fácil raciocinar sobre as possibilidades das suas ações. Mas, veja, tudo o que falo é embasado no conhecimento adquirido ao longo da minha vida, tanto em minhas experiências pessoais, quanto em meus estudos, mas eu não quero ser a detentora da verdade, e ninguém deve querer isso, porque esse pensamento é só a expressão da nossa própria vaidade; querer estar acima das outras pessoas é só uma maneira que encontramos para suprimir nossos próprios medos. Acredite, todas as pessoas que, ao longo da sua vida, te xingarem ou te humilharem, saiba que elas estão insatisfeitas com suas vidas.
O que eu quero com este livro é poder auxiliar todos vocês a estabelecerem uma verdadeira Rede de Apoio, não apenas para mulheres, mas para todos aqueles que, por algum motivo, estejam sofrendo por não conseguirem se enquadrar naquilo que a sociedade deseja ou espera de você.
É preciso que aprenda a se apaixonar por você quantas vezes forem necessárias.
Então, vamos julgar menos, exercitar a aceitação e tentar, ao menos, espalhar por onde passarmos nossa alegria e nossa felicidade. Não deixe que o que os outros pensam de você defina suas ações e muito menos suas emoções.
Tenha seus objetivos e suas metas claras sempre, e siga na direção de concretizá-los, não importando o que os outros irão pensar ou julgar, porque, como já disse, se eles estão julgando, é só porque ainda não adquiriram as ferramentas certas para o desprendimento necessário para não se machucar. Quando acusamos alguém ou quando atacamos outra pessoa, na realidade, a nível psicológico, estamos atacando a nós, e direcionamos essa nossa agressividade só porque não conseguimos lidar com aquilo que enxergarmos de errado no outro. Quem se ama de verdade não julga os outros.
Claro que eu não estou dizendo que você deva ser narcisista. Você não é a única coisa que importa no mundo, mas você é, sim, a pessoa mais importante para você. E a sua simples mudança de sua postura em como se enxerga, através do seu exemplo, estará influenciando outras pessoas.
Lembre-se de que tocamos e somos tocados, de certa forma, por todas as pessoas e situações com as quais temos contato na vida, mas podemos, primeiro, escolher não sermos tocados de forma negativa, ou pelo menos de não valorizarmos tanto esses encontros, e, segundo, tentar ao máximo realizar somente coisas boas. Ou seja, precisamos aprender a levar dos outros só o que for bom, e, ao mesmo tempo, deixar só positividade.
Fuja das Pessoas Narcisistas
Ao contrário do que o senso comum acredita, as pessoas Narcisistas são aquelas que precisam ser o centro da vida da outra pessoa, precisam que você seja o motivo da felicidade dela. Ela transfere para o outro a responsabilidade para que sua felicidade dê certo. E isso é muito ruim, quer seja você a vítima de uma pessoa ou a própria.
Então, a aceitação não quer dizer que você deva se manter, por exemplo, em um relacionamento abusivo, porque será tóxico.
As pessoas Narcisistas são aquelas que sempre se colocam na posição superior, olhando para a vida das outras pessoas e que se colocam na posição de vítima quando falam sobre si.
Não viemos ao mundo para sermos vítimas. Não é porque somos mulheres que somos vítimas, na realidade nenhum ser humano deve se colocar nessa posição, mas note que, ao mesmo tempo em que não nascemos para isso, também não nascemos para sermos algozes. Ninguém é juiz de ninguém! Só há um juiz, e este é Deus, e ele só deseja a felicidade de cada ser humano.
Sei que é muito difícil se afastar de alguém narcisista, ou mesmo identificar-se como sendo um, e é por isso que é tão importante essa Rede de Apoio de que eu tenho falado. Não tenha medo de estender a mão, e, a nível pessoal, é preciso se conhecer sem medo do que irá encontrar dentro de você, porque é só assim que poderá se tornar uma pessoa melhor. Não conheço outro caminho, além do autoconhecimento.
Não tenha medo de mudar!
E essa mudança primeiro, tem de partir do nível individual.