Mas o que é, de fato, o abuso psicológico?
Atualmente muito se escuta sobre as relações abusivas, mas o que será que classifica esse tipo de relação? Quais são os comportamentos do abusador e as reações da vítima, para que seja considerado um abuso psicológico?
Abuso psicológico, também conhecido como abuso emocional ou abuso mental, caracteriza-se quando uma pessoa submete ou expõe outra a um comportamento que pode resultar em traumas psicológicos, como ansiedade, depressão crônica, ou transtorno de estresse pós-traumático
Passei por isso em alguns relacionamentos.
E eu achava que era amor.
Tome cuidado!
Esse tipo de abuso é frequentemente associado a situações de desequilíbrio de poder, tais como relações abusivas, bullying, assédio moral e abuso no local de trabalho.
Na prática, esse abuso pode ocorrer de diferentes formas e alguns comportamentos costumam ser comuns, como:
Desinteresse pelos sentimentos
Um abusador não se preocupa com os sentimentos da vítima e, na maioria das vezes, a culpa pela infelicidade de ambos, além de tentar “enganar”, colocando problemas em outras relações ou situações.
Humilhações
No início elas costumam ser feitas em formas de críticas mais brandas e, com o decorrer do tempo, começam a ficar mais aparentes e também mais fortes.
São feitas tanto em momentos privados, quanto na frente das pessoas. A constância desse tipo de depreciação da vítima é que faz com que ela comece a, de fato, acreditar que o abusador esteja certo sobre a sua personalidade.
Mentiras e omissões
As mentiras e omissões são bastante comuns nas relações abusivas, e de ambas as partes. Isso porque o abusador mente e omite para poder ter a sua personalidade real preservada, e a vítima, com o decorrer do tempo, acaba também tendo essas atitudes para manter uma melhor relação e não conviver com reações não esperadas e inadequadas do abusador.
Contestação e negação da verdade
Gaslighting ou gas-lighting é uma forma de abuso psicológico na qual informações são distorcidas, seletivamente omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade.
Esse é um comportamento bastante comum dos abusadores e que causa, nas vítimas, grandes problemas.
Não deixe espaço na sua vida para pessoas que te fazem mal, afaste, é a melhor escolha.
As coisas de Deus são boas, perfeitas e agradáveis.
Não seja dependente emocional de amizades e relacionamentos tóxicos.
Cuide de você! Se ame em primeiro lugar seja sua prioridade.
Muda seu ciclos de amizades saia da rotina.
Se de o direito de conhecer novas pessoas, fazer atividades diferentes, mudar sua imagem seu autoestima.
Eu passei muitos abusos e passo por vários assédios, inclusive no meu trabalho, no Instagran por conta da minha exposição do meu trabalho de atleta, fotos de bikinis, vídeos, as pessoas infelizmente são leigas não entendem que eu mostro meu físico de atleta, sou muito assediada, inclusive na praia. E infelizmente isso acontece sempre. Eu não gosto nem de ir mais na praia por esse motivo.
Isso é triste, e não acontece só comigo.
Meus amores cuide da sua saúde mental,
‘Mens sana in corpore sano’ é uma famosa citação de origem latina que significa “uma mente sã num corpo são”.