Barra
Great Place To Work e Woba lançam ranking que avalia novos modelos de trabalho - PeoplePop

Great Place To Work e Woba lançam ranking que avalia novos modelos de trabalho

A lista “Melhores Práticas – Jornada de Trabalho Flexível 2023” busca reconhecer e valorizar as empresas que pensam em seus colaboradores para além de suas entregas no trabalho

Desde 2020, o mercado de trabalho vive um novo momento, em que a flexibilidade e a adoção de novas políticas e formatos de trabalho (remoto, horário flexível, jornada híbrida) têm sido prioridades para a gestão de pessoas. Isso é o que indica o Relatório de Tendências em Gestão de Pessoas 2023, do Great Place To Work (GPTW). Para avaliar o desempenho das empresas diante desse cenário, a companhia, em parceria com a Woba, ecossistema de soluções de trabalho, anuncia um novo ranking: o “Melhores Práticas – Jornada de Trabalho Flexível 2023”.

O ranking destaca as melhores práticas empresariais em jornada de trabalho, avaliadas pelos próprios colaboradores das organizações. As inscrições para as empresas participarem do ranking estão abertas no site www.gptw.com.br, e os pré-requisitos são a empresa ter 30 ou mais funcionários e já possuir a Certificação do GPTW.

O mundo vem mudando de maneira cada vez mais dinâmica e exige outro papel das empresas, como aponta uma avaliação interna da Woba feita com usuários de coworking. O estudo também mostrou que na hora de escolher um local para trabalhar, eles priorizam espaços que facilitem suas rotinas, como trabalhar em escritórios próximos a academias (58,4%) e às escolas dos filhos (4,3%).

“O ranking Melhores Práticas – Jornada de Trabalho Flexível 2023 valida e valoriza as empresas que pensam em seus colaboradores para além de suas entregas no trabalho, sabendo que satisfação gera produtividade. Mais do que uma lista de reconhecimento, é uma forma de educar o mercado sobre o trabalho flexível, que já está internalizado pelos candidatos da Geração Z e está conquistando a geração anterior, a dos Millennials ”, comenta Roberta Vasconcellos, cofundadora e CEO da Woba.

Corroborando essa análise, dados de um levantamento realizado pelo GPTW, com base nas Melhores Empresas Para Trabalhar nos últimos 25 anos, destacam a atenção às mentalidades de colaboradores/gestores/líderes de diferentes gerações. O que antes era valorizado entre os baby boomers, por exemplo — estabilidade, remuneração — na geração mais nova trabalhando, a Z, não é mais.

Para a CEO do Great Place To Work, Tatiane Tiemi, a geração Z preza pela flexibilidade de horário, anywhere office e tem pouquíssima estabilidade. “A parceria com a Woba nessa lista é fundamental para mapear quais são os formatos de trabalho preferidos ou mais adequados às necessidades dos profissionais atualmente; híbrido, totalmente remoto, com flexibilidade de horário, days offs, anywhere offices, entre outros meios e benefícios.

“É importante que os gestores, líderes e o mercado se atentem e acompanhem as mudanças na jornada de trabalho, especialmente em tempos de pós-pandemia, em que essa dinâmica e o conceito de trabalho/produção mudam em intervalos cada vez menores”, afirma a executiva.

Para a avaliação, será considerado se a organização oferece day off; como é a dinâmica de horários flexíveis; se há prática de redução de jornada; benefícios de escritório remoto, como passe de acesso a coworkings ou ajuda home office; como a empresa mede a produtividade; acompanhamento da realidade dos colaboradores e suas preferências de modelo de trabalho; se é adepta do conceito de anywhere office e muito mais. Dessa forma, será possível, também, mapear as principais práticas do mercado atual.

Como funciona a Jornada de Certificação e participação do ranking

1) Inscrição: A empresa confirma a inscrição no processo de Certificação GPTW de acordo com o plano mais adequado às suas necessidades;

2) Pesquisa: Aplicação da pesquisa online com os colaboradores da organização;

3) Certificação: A empresa é certificada ao atingir a amostra mínima de respondentes e alcançar 70% no índice de confiança dos funcionários. A partir desse momento, ela já é um Great Place To Work ou “Ótimo lugar para se trabalhar”;

4) Ranking: A empresa seleciona os rankings dos quais deseja participar, no caso, o Melhores Práticas – Jornada de Trabalho Flexível 2023. Para passar desta etapa, as empresas precisam ser certificadas como “Great Place To Work”, possuírem 30 ou mais funcionários e responderem às questões obrigatórias e eliminatórias sobre a “Melhores Práticas – Jornada de Trabalho Flexível 2023”, do Questionário de Ranking.

5) Premiação: O GPTW avalia, premia e divulga, de acordo com seu calendário anual, as “Melhores Empresas Para Trabalhar”, incluindo a lista “Melhores Práticas – Jornada de Trabalho Flexível 2023” – https://gptw.com.br/ranking/calendario-de-rankings/