Barra
HOMEM, RECONHEÇA SUAS ALGEMAS. - PeoplePop

HOMEM, RECONHEÇA SUAS ALGEMAS.

Salve meu mano, eu sou o Gustavo Tait e essa é a coluna Vira Homem.

Caso você esteja chegando agora por aqui, diretamente nessa reportagem, lhe convido a acessar os artigos anteriores, onde trago uma sequência de informações de grande valia para sua evolução e transformação pessoal.

Na última postagem, tivemos a clareza das infinidades de “algemas” que estão nos prendendo a crenças, ensinamentos e atitudes limitantes, fazendo com que busquemos a todo custo se tornar aquele “homem” ideal que foi nos apresentado desde o dia em que nascemos.

O momento agora nos convida e repensar sobre essas “algemas”, reavaliar se tudo que foi nos ensinado realmente é o que acreditamos ser o correto, até mesmo realizar essa confirmação com números e dados caso a informação seja algo mensurável.

Para conseguirmos seguir com nosso processo de transformação pessoal e nos tornarmos Homens de verdade, é fundamental trazermos a nossa frente o reconhecimento das principais “algemas” que foram colocadas em nossas vidas, somente dessa forma conseguiremos ressignificar e entender o quão essas sutis e aparentemente “simples” afirmações estão influenciando sua vida de forma negativa diariamente.

Lhe convido a pegar um papel e caneta e fazer um mergulho em sua mente para recordar de algunsensinamentos sobre o que é ser um homem de verdade, também sobre o papel da mulher na sociedade, sim é muito importante rastrearmos o que foi nos ensinado sobre o sexo feminino, isso pode salvar seu relacionamento atual ou futuro.

Por mais que possa parecer algo simples, o fato de você fazer essa atividade pode ser o começo de uma grande transformação em sua vida. Então se seu objetivo é se tornar um homem melhor, fazer essa atividade é essencial.

Mesmo se já mencionado anteriormente, escreva pelo menos 10 frases que você lembra relacionadas ao sexo masculino. Não tente racionalizar, menosprezar, apenas escreva tudo que vier em sua cabeça.

“Homem não chora”.      

“Dançar é coisa de gay

“Homem que é homem resolve na porrada”

“Se não gosta de futebol é bicha”

“Homem não leva desaforo para casa”

Busque em sua memória até as mais simples afirmações.

Agora escreva, frases relacionadas ao sexo oposto que sempre ouviu desde pequeno.

“Mulher fala de mais”

“Isso não é coisa de mulher”

“Mulher é o sexo fragil

“Mulher no volante perigo constante”

“Lugar de mulher é na cozinha”

Perfeito, agora que colocamos luz e verdadeiramente reconhecemos que foram sim “algemadas” em nossas vidas infinitas crenças e afirmações sobre o que é ser um verdadeiro homem e características e afirmações sobre as mulheres, chegou o momento de percebermos o quão absurdo são essas afirmações e como elas influenciam inconscientemente todas nossas atitudes em nosso dia a dia.

Um exemplo clássico do lado masculino é o famoso “Homem não chora”, essa é uma das algemas mais absurdas que está acabando com sua vida de forma silenciosa sem que você perceba. Homens doutrinados a acreditar nessa afirmação, desde muito pequenos entenderam que não é só o choro que não poderia existir, também foi fixado em nossas cabeças que não poderíamos demonstrar sentimentos de fragilidade, dor ou sofrimento, lembrando que uma criança de 2 anos não vai entender que ela não poderia derramar lagrimas dos olhos, o ensinamento ali se fixou de forma muito abrangente. O reflexo disso colhemos hoje com homens cada vez mais ansiosos e depressivos por não saber dividir seus sentimentos e fragilidades com absolutamente ninguém, acreditando que se abrir para qualquer pessoa que seja, sobre seus desafios vai lhe tornar fraco, menos homem. Dessa forma acabam buscando nas infinitas válvulas de escape uma forma de aliviar esse turbilhão de sentimentos reprimidos.

Existe uma recente pesquisa que aponta que apenas 1 a cada 10 homens conversam sobre seus dilemas pessoais com sua companheira ou amigos.Tudo isso por conta das infinitas algemas que nos prenderam na crença que para seu Homem de verdade você jamais pode demonstrar fraqueza de qualquer natureza. O problema que esses ensinamentos caminham a dezenas de milhares de anos desde a época das cavernas e continuamos replicando esses absurdos como se fossemos guerreiros selvagens até os dias de hoje, acabando com a saúde mental de milhões de homens.

Já exemplificando pelas crencas  sobre as mulheres, podemos exemplificar o famoso: “Mulher no volante, perigo constante”. Esse absurdo que foi nos algemado e nos faz olhar de forma preconceituosa e agressiva para todos os veículos dirigidos por mulheres é mais uma informação totalmente equivocada.

Atualmente quase 40% dos condutores são mulheres, porém mais de 92% dos acidentes graves são causados por nós homens. E amigos, acreditem, os motivos desse número assustador de acidentes causados diariamente por nós homens, está totalmente interligado ao fato das algemas que recebemos, nós homens através da direção queremos provar nossa força, nosso poder, se sentimos mais homens nos arriscando, em velocidade, em competição, o que nos tornam verdadeiras armas ambulantes, acabando com a vida de mais de 30 mil pessoas por ano em nosso pais.

Trouxe esses dois exemplos apenas para você utilizar de base para o que tenho a propor. Nesse momento lhe convido a pegar todas as frases que você trouxe à tona e fazer o exercício de olhar para elas profundamente e verificar se realmente você concorda e se é uma verdade esses ensinamentos, após isso tente avaliar com muita presença como esses ensinamentos tiveram e ainda tem grande responsabilidade por infinitas atitudes em sua vida até esse momento.

Bom amigo, se você realmente fez com entrega essa atividade, saiba que por mais que não pareça, você deu um grande salto no caminho de sua transformação e evolução pessoal. É impossível adentrarmos assuntos mais profundos sem que tenhamos a clareza das raízes mais sutis. Sempre buscamos as soluções nos temas mais complexos, mas é na sutiliza que se encontra os maiores segredos.

Lhe convido a durante essa semana observar seus pensamentos e tentar ligá-los as algemas que você conseguiu identificar que foram presas em sua vida.Sempre que vier um pensamento tente identificar se isso é realmente uma verdade que você acredita ou se foi algo já pré estabelecidos como verdade por alguém em algum momento de sua vida.

Na próxima semana abordarei os efeitos colaterais dessas principais algemas e como se livrarmos de vez delas. Tenho certeza de que muita coisa irá começar a clarear em sua vida.

Estou aberto a trocas em minha rede social no instagram @gustavotait e se você gostou desse conteúdo, encaminhe para seus amigos e vamos juntos construir uma sociedade melhor para nós e para as próximas gerações.

Até breve.

Gustavo Tait.