Ícone do site PeoplePop

5 passos para alcançar a inteligência emocional

Termo da vez é cada vez mais procurado e estabelece uma melhor saúde

Casa, trabalho, estudos, rotina e correria. O ser humano dentro da sociedade passa por diferentes situações que o coloca à prova de uma força emocional e isso tem sido pauta nos últimos meses. Para a psicologia, a Inteligência emocional (IE) caracteriza se o indivíduo é capaz de lidar com as próprias emoções, saber como identificá-las e como isso se desenvolve.

Quando bem trabalhada, a IE transforma as relações, o convívio em sociedade e permite um autoconhecimento, auxiliando em uma boa saúde física e mental, ou seja, previne transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade, além de ser comprovado pela ciência que paradas cardíacas, diabetes ou alguns tipos de câncer são o resultado de sentimentos não tratados, reconhecidos e trabalhados para uma vida melhor. O estresse elevado também pode aparecer na pele, com feridas e hematomas que surgem do nada, sem explicação.

Mas como podemos desenvolver essa inteligência? Antes de tudo, a terapia é serviço fundamental para quem quer saber lidar com diferentes situações. Listamos cinco dicas para quem quer iniciar o desenvolvimento da inteligência emocional e como isso afeta na vida de cada um em um curto prazo.

 

1. Acorde pensando que o dia será bom.

Levantar e ouvir uma música, se admirar no espelho, arrumar-se para si mesmo e mostrar confiança é um ótimo começo. Inicie sua inteligência emocional dentro de casa, observando a própria disposição, como enxergou o céu naquele novo dia e como deu bom dia para quem mora com você, mesmo que seja seu pet.

 

2. Domínio de emoções

Já parou para pensar que uma coisa ruim que acontece no nosso dia estraga todo o restante? Por isso, o que aconteceu de manhã, não precisa ficar remoendo durante a tarde. Resolva com sensatez, calma e discernimento. Por isso, respire fundo, faça meditação, caminhadas e remova toda a tensão que existe em você através de exercícios físicos, de respiração e da mente.

 

3. Autoconfiança

Perceba que você é capaz de fazer tudo aquilo que sente vontade, desde um bolo de chocolate com cobertura, até realizar o sonho de fazer um curso específico. Você é capaz de tudo e pode fazer tudo, mas precisamos colocar tudo em prática. Por onde você deve começar? Por dentro de você, repetindo o que pode fazer e vai conseguir.

 

4. Não tenha medo!

O medo estraga muito as relações com o próximo, com medo de ser cancelada, excluída de um grupo. É necessário falar, não se esconda e mostre que sabe falar sobre diversos assuntos, busque saber do que se trata e se faça presente. Não deixe que te calem!

 

5. Empatia

Precisamos entender que se estamos passando por momentos de aprendizado, outras pessoas também estão, por isso, respeite o tempo de cada um e busque ajudar. A empatia fará com que as relações melhorem e que você esteja pronta para lidar com situações onde a emoção alheia é mais importante que a sua.

 

Existem muitas outras dicas para desenvolver a inteligência emocional, maneiras de trilhar um caminho acompanhado, com pessoas que te admiram e se cheio de confiança. O professor Alexandre França ensina diferentes maneiras de se lidar consigo mesmo, tendo a IE como instrumento de trabalho. Prestes a relançar “Mande embora tudo aquilo que te faz mal”, em Fevereiro, mostrando dicas em seu perfil no Instagram (@profalexandrefranc) para se reconhecer e estar pronto para lidar consigo mesmo.

Através de mensagens de apoio, textos mostrando como funciona a mente humana e como entender as situações, Alexandre entrega um material completo para aqueles que procuram desenvolver uma inteligência emocional e precisam de direcionamento.

Por Francielly Filgueira (Branding Digital)

Sair da versão mobile