1 – CLAREZA
Não adianta fingir que nada está acontecendo, nesse primeiro momento é preciso anotar todos saídas e entradas da família. Isso trará clareza da real da situação financeira, importante o envolvimento de toda família, todos precisam estar envolvidos no processo para o sucesso. Juntos somos mais fortes!
2 – PRIORIDADES
Se o orçamento não estiver ajustado, priorize as dividas em atraso com juros maiores, como cartão de crédito, cheque especial ou com garantia real como por exemplo: condomínio, financiamento de automóvel.
3 – MINIMALISMO FINANCEIRO
Seja adepto a essa prática, analise bem todas as despesas não obrigatórias ( fixas e variáveis ), faça nessa ordem: Substituir, Reduzir ou cortar. Educação financeira não é cortar gastos. Use a inteligência financeira, a trajetória precisa ser prazerosa
4 – POUPAR
Independente da sua situação, é preciso poupar. Mesmo que nesse momento você só consiga guardar 1% do seu salário faça assim, e vá aumentando gradativamente até que se chegue ao seu objetivo.
5 – METAS
Tenha metas: curto, médio e longo prazo. O segredo do sucesso é fracionar elas. Porque quando você fraciona e alcança, você cria dopamina, serotonina, que são neurotransmissores responsáveis pelas sensações de felicidade e bem-estar. Elas têm um impacto grande sobre a motivação disposição e produtividade nos indivíduos. Garanto que assim você terá motivação para o alcançar o segundo nível.