Barra
5 benefícios do paisagismo para uma casa - PeoplePop

5 benefícios do paisagismo para uma casa

Investimento em áreas verdes pode aumentar o valor do imóvel em até 15%, melhorar a qualidade de vida e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente

Muito além de deixar os espaços mais bonitos, o paisagismo tem se consolidado como uma solução estratégica para quem busca aliar valorização patrimonial, bem-estar e sustentabilidade. Em tempos em que a qualidade de vida e a preservação ambiental ganham cada vez mais importância, investir em áreas verdes deixou de ser um luxo para se tornar um diferencial competitivo e de qualidade de vida, além de melhorar a percepção visual.

“Áreas verdes bem planejadas são hoje um dos principais atrativos na decisão de compra de um imóvel. Elas entregam muito mais do que beleza: oferecem conforto, funcionalidade e compromisso com o futuro do planeta”, afirma Maurício Zanon, engenheiro agrônomo e gerente comercial da Itograss, uma das maiores produtoras de gramas do país.

Confira cinco benefícios que o paisagismo pode trazer:

1. Valorização imobiliária

Segundo a Associação Nacional de Corretores de Imóveis dos EUA (NAR), um imóvel com paisagismo pode ser valorizado entre 10% e 15%. Além disso, dados da Clemson University mostram que essas propriedades são vendidas, em média, seis semanas mais rápido. “Um jardim bem cuidado causa uma excelente primeira impressão e pode ser o fator decisivo em uma venda. Não é à toa que corretores e construtoras têm investido cada vez mais nesse diferencial”, comenta Maurício.

2. Sustentabilidade ambiental

Áreas verdes têm papel essencial na sustentabilidade urbana. Elas ajudam a regular o microclima, melhoram a permeabilidade do solo, reduzem ilhas de calor e favorecem a biodiversidade local. No caso dos gramados, estudos apontam que determinadas variedades de grama natural podem atuar como aliadas no combate às mudanças climáticas, por meio da absorção de CO₂ da atmosfera. “Isso significa transformar a paisagem sem abrir mão do compromisso ambiental”, destaca o engenheiro agrônomo.

3. Bem-estar e qualidade de vida

O contato com a natureza tem efeitos positivos comprovados na saúde física e mental. Jardins e gramados criam ambientes mais agradáveis, reduzem o estresse, melhoram a qualidade do ar e incentivam o convívio ao ar livre.

4. Funcionalidade dos espaços externos

Com o paisagismo, áreas externas ganham novos usos e se tornam ambientes de convivência, lazer ou contemplação. “A escolha da grama certa, por exemplo, pode transformar um quintal comum em um espaço elegante, prático e resistente ao uso diário”, afirma Maurício. Hoje, existem em torno de seis variedades ideais para paisagismo: Esmeralda, Esmeralda Imperial, Zeon, Geo e São Carlos Plus.

5. Escolha personalizada para cada tipo de uso

O sucesso de um projeto paisagístico depende diretamente da escolha correta da variedade de grama, considerando fatores como uso, clima, manutenção disponível e estilo desejado. “Por isso, contar com empresas especializadas faz toda a diferença para garantir que o projeto seja feito não só de acordo com a estética solicitada pelo cliente, mas que seja eficaz, duradouro e funcional para o ambiente”, comenta Maurício. Opções como a grama Esmeralda, que é uma das mais populares para jardins residenciais por ser resistente ao pisoteio, versátil e de fácil manutenção e grama Geo Zoysia e a Zeon Zoysia, que se destacam pelas folhas finas, coloração vibrante e visual sofisticado, sendo ideais para projetos que buscam um alto padrão visual com baixa necessidade de corte, são recomendações inteligentes, de acordo com o especialista.